quinta-feira, 8 de abril de 2010

RECICLANDO COM ARTE

RECICLAR E RECRIAR


PROFESSORA MARILENE APARECIDA DO AMARAL

4º ANO B – ANO LETIVO: 2010

PUBLICO ALVO: alunos, pais, professora.

DURAÇÃO: todo o ano letivo

DIA DA SEMANA: às sextas-feiras, alternando-as, uma para estudos, outra para construção de objetos, artes...

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” Mahatma Gandhi

JUSTIFICATIVA:

Como é nosso meio ambiente? Fazemos algo para melhorá-lo? Nos preocupamos para transformá-lo ou ficamos inertes vendo-o se transformando em um local cada vez pior?
Entendemos que a escola é o local mais favorável para falar sobre meio ambiente. Falar de onde vivemos, atitudes que beneficiem ou prejudiquem o nosso lugar, entender que o ambiente é tudo o que tem a ver com nossa vida, tudo o que nos cerca e nos influencia: Fatores naturais, sociais e culturais que nos envolve e com os quais interagimos.

OBJETIVO:

Levar os alunos a refletirem sobre os problemas ambientais que sofremos, estimulando-os a adotarem ações no intuito de melhorar o seu próprio estilo de vida. O projeto RECICLAR E RECRIAR vem para direcionar ações interessantes, benéficas, criativas... na vida dos educandos e de todos que os cercam.
- Estudar e compreender os 4 Rs: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Repensar,
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar, em casa, na comunidade, na vida...
REDUZIR (reduzir o que consumimos)
RECICLAR (reaproveitamento de materiais, transformando-os em matéria prima para um novo produto);
REUTILIZAR (reutilizar objetos antes de jogá-los fora);
REPENSAR (pensar nas atitudes que adotamos no dia a dia, transformando-as em atitudes ecologicamente corretas.)
-Compreender e enriquecer o vocabulário, adotando novas palavras no seu cotidiano.

ESTRATEGIAS:

- Construir um logotipo que identifique nosso projeto;
- Orientações de como será desenvolvido o trabalho. Organizá-lo em um portfolio, e se os pais autorizarem um portifolio virtual (blog);
- Leitura, compreensão e interpretação de textos didáticos, jornalísticos, poéticos, panfletos, pesquisas na internet, na biblioteca, letras de músicas que abortem o tema...
-Produções escritas e artisticas ( registros, poemas, receitas, textos, desenhos, charges, paródias,construções...)
-Interpretar gráficos, resolver problemas, cálculos...
- Construções de brinquedos, jogos, objetos utilitários, decorativos, presentes, com uso de materiais como potes plásticos, CDs, vidros, papeis (filtro de café, papeis de seda...)caixas de leite, garrafas pet, bijuterias quebradas, fitas, botões, caixas de papelão, pratinhos de isopor, retalhos de tecidos, tampinhas...
- Fotografar flagrantes que prejudicam o Meio Ambiente, ou que o favoreçam;
-Conscientizá-los a reduzirem adotando o uso de sacolas retornáveis em substituição às sacolas plásticas, comprarem refrigerantes com embalagens retornáveis, a adquirir apenas o que lhe for necessário, a consumir menos energia, água...
- Aprenderem a classificar o lixo para coleta seletiva;
- Como reutilizar bem o lixo orgânico;
- Qual o destino correto para o lixo tóxico;
- Expor periodicamente em murais, os trabalhos realizados em cada etapa;
- Fazer papéis reciclados;
-possibilidade de divulgação dos trabalhos em um blog.


MATERIAIS NECESSÁRIOS A SEREM ADQUIRIDOS ATRAVÉS DA APM ESCOLAR:
- tintas acrilicas decorativa mural (diversas cores),
- tintas acriclicar mural color (diversas cores);
- tinta squiz gliter, em relevo (diversas cores);
- verniz para artesanato;
- cola E.V.A.
- E.V.A de diversas cores, inclusive estampados;
- pinceis diversos;
- cola de boa qualidade (rótulo azul);